Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sidneyneto/public_html/plugins/system/t3/includes/menu/megamenu.php on line 141
Lesões no ombro

Home      Sidney      Blog     Programas      Conta      Contactos

Lesões no ombro

A articulação do complexo do ombro é uma articulação que pode sofrer muitas lesões pelo seu mau uso ou indisponibilidade da força muscular e mobilidade insuficiente e/ou excessiva; pelo que sendo esta a de maior disponibilidade de movimento no corpo humano é importante o controlo da mesma.

Esta articulação é formada por várias outras articulações como a esterno-clavicular, acrómio-clavicular, gleno-umeral, escápula-torácica tornando prescindível a sinergia entre os ligamentos e músculos á volta.

A falta ou a ineficácia desta sinergia predispõe o complexo do ombro a risco de várias lesões, tais como:

. Conflito sub-acromial;

. Artrite;

. Bursite; 

. Luxação;

.  Rutura nos rotadores da coifa.

 

Causas

A falta ou má interação deste complexo de articulação pode ser consequência do seu uso incorreto, sobrecarga, má mobilidade da coluna torácica ou traumas acidentais, falta de mobilidade ideal-individual, pouco controlo motor da mobilidade ou excesso de mobilidade, instabilidade articular, fraqueza dos músculos da coifa dos rotadores, ritmo escapulo-umeral ideal-individual e fatores estruturais.

No entanto, os casos de lesões que ocorrem na prática de exercício físico, devem-se a sobrecarga, má preparação da articulação para o esforço, falta de repouso da articulação, mau controlo neuromuscular do movimento a executar, excesso de uso, falta de mobilidade do complexo em si e da coluna torácica ou de fortalecimento dos músculos rotadores da coifa, o equilíbrio nas rotações externa e internas do ombro e o desrespeito do movimento na linha da força da carga, por ser mais segura, dentro do ritmo escapulo-umeral ideal-individual.

Tratamentos

. Se a lesão for simples, como um pequeno trauma, poderá resolver-se com gelo e algumas pomadas ou spray anti-inflamatórios

. Se lesão perdurar convém consultar um profissional do exercício físico com o conhecimento na matéria ou um fisioterapeuta para a realização de uma avaliação neuro-músculo-articular para a identificar da disponibilidade do complexo do ombro, quer da mobilidade articular, estímulo neural-força muscular e estabilidade ligamentar. 

. A avaliação neuro-músculo-articular é imprescindível na tomada da decisão de como atuar com os exercícios específicos para a rápida recuperação do individuo.

. Em último caso, o procedimento cirúrgico é necessário.

 

As lesões do complexo do ombro são muito incómodas, pois limitam a realização da maioria dos movimentos dos membros superiores. Por isto convém ter o maior cuidado nos exercícios que envolvem este complexo. Caso não saiba como o fazer, deverá consultar um fisioterapeuta e, em conjunto com o profissional de exercício físico, obter a adequada orientação na preparação da articulação e realização de exercício físico em segurança. 

 

Sidney Neto - Personal Trainer